Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Quais seus sonhos e metas?

Do sonho à realização dos objetivos

Milhões de pessoas oram todos os dias pedindo que lhes seja mostrado o caminho, que tenham forças e fiquem livres dos perigos. Entretanto, poucas pessoas se perguntam para onde estão indo, o que querem realmente da vida, o que vão verdadeiramente ganhar ou perder quando chegarem lá. Mas como, se nem sabem para onde querem ir?
Antes de procurar o caminho devemos especificar nossos objetivos. Estes devem estar alinhados com os nossos valores, nossos princípios orientadores, dos quais não queremos e não podemos nos afastar. É como diz o escritor norte-americano John Schaar:"O futuro não é o resultado de escolhas entre caminhos alternativos oferecidos pelo presente, e sim um lugar criado. Criado antes na mente e na vontade, criado depois na ação. O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. Os caminhos não são para ser encontrados e, sim, feitos. E a ação de fazê-los muda ambos, o fazedor e o destino."




Objetivos respondem à pergunta "O que eu quero alcançar?". Liste seus objetivos por escrito. Não importa quais tipos de objetivos você tenha em mente. Eles devem ser escritos. O que não merece ser escrito, não merece ser realizado.

Uma vez escritos seus objetivos, faça o seu plano de ação. Responda a essas perguntas:
  • O que preciso fazer para alcançar os meus objetivos?
  • Quais recursos já tenho e de quais recursos vou precisar?
  • Quem pode me ajudar?
  • Esses objetivos dependem somente de mim, ou dependem também de outras pessoas?
  • Em quanto tempo quero isto realizado? Estabeleça uma data limite.
Respondidas essas perguntas acima é hora de pensar nas estratégias. Como conseguir os recursos? Como convencer outras pessoas a me ajudarem? Quantas horas por dia, por semana, devo me dedicar a cada projeto? A palavra estratégia,significa "arte do general", do francês stratégie; "oficício ou comando do general", do grego strategia. Como a etimologia evidencia, estratégia tem a ver com a preparação detalhada e cuidadosa para a batalha. O general que for para a batalha sem se preparar está condenando o seu exército a sangrar, o seu país à derrota no campo de batalha.

Estabeleça as evidências sensoriais orientadoras. Evidências são os sinais, os indicadores de que estamos no caminho certo. Se um dos meus objetivos é fazer um curso em outro país, visitar o site da universidade é um indicador. Escrever um e-mail pedindo informações e a resposta desse e-mail é outro indicador. As pessoas em geral não valorizam nem prestam atenção às pequenas coisas que fazem nem ao que acontece diariamente. Depois ficam frustradas quando não conseguem ou se surpreendem quando seus objetivos são alcançados meio "ao acaso". A construção de um edifício é resultado de uma infinidade de pequenas ações continuadas e ininterruptas. Milhares de tijolos são assentados um a um. Porém o edifício só fica pronto depois de um último detalhe final, como a instalação da última tomada elétrica, que sozinha representa muito pouco, diante de tudo que foi feito.
Não fique somente no sonho. Parta para a ação. Lembra da música de Milton Nascimento? "Longe se vai sonhando demais, mas onde se chega assim?" As pessoas bem sucedidas são muito focadas. Trabalham muito para conseguirem o que querem.

Esteja atento aos seus pensamentos e estado emocional. Pensamentos são como pequenas pessoas falando dentro de nós. Essas conversas ocultas determinam o que vamos fazer, que caminho vamos seguir. Nossos pensamentos mudam o tempo todo, e nunca sabemos qual será o nosso próximo pensamento até que ele apareça. Não posso controlar meu próximo pensamento, mas posso controlar o meu pensamento atual. Por isso, escute atentamente o que está falando para você mesmo.
  • Quando olha para seus objetivos, você diz que eles são grandes demais ou pequenos demais?
  • Quantas vezes você já disse que sonhos são bobagens?
  • Quantas vezes você já disse que não pode?
Não diga o que não quer. O ser humano é capaz de realizar qualquer coisa, desde que acredite e se comprometa. Há uma fase famosa de Henry Ford sobre isso: "Se você disser que pode, você está certo. Se disser que não pode, você também está certo."

Não estamos falando aqui de coisas absurdas, como mergulhar e explorar as profundezas do oceano sem treino e sem equipamento. Estamos falando de objetivos reais, como concluir um mestrado, comprar a casa dos seus sonhos, conseguir formar seus filhos na faculdade, conquistar um novo emprego ou ser promovido no seu emprego atual.

Quando pensamos o quanto somos abençoados, o quanto a vida é bela, e o quanto somos privilegiados, entramos num estado de graça emocional. Temos mais disposição, nos tornamos mais alegres, mais fortes e mais felizes. Mas quando dizemos que a vida é dura, que as coisas estão difíceis, e quando vemos os desafios como grandes problemas, como barreiras difíceis de superar, ficamos tristes, enfraquecidos, nos sentindo como vítimas, pobres criaturas, abandonadas à própria sorte, sem controle do nosso destino.
Crie o hábito de fazer pelo menos uma ação diária em direção dos seus objetivos. Nosso corpo, nosso cérebro e nossa mente são condicionados pelos nossos pensamentos e nossas ações. O condicionamento é uma coisa incrível, quando nos condicionamos a fazer tudo que precisa ser feito. É, porém, um inimigo implacável, quando nos deixamos levar pela correnteza da vida, quando cantamos a música do Zeca Pagodinho: "Deixa a vida me levar, vida leva eu".

Portanto, não fique aí parado. Estabelecido o objetivo, faça o seu plano de ação e comece a agir imediatamente, acredite em você mesmo, acredite na vida e nas pessoas, parta para a ação, seja persistente. Observe o curso do caminho e vá fazendo os ajustes de percurso quando estiver se afastando do destino. Você se surpreenderá com os resultados.


Interaja!

Nos diga o que voce pensa em relação a sonhos e planos. Voce usou algumas dessas dicas? Lembre-se: se o seu sonho não vale a pena escrever, não vale a pena viver!

Compartilhe conosco!

Pra. R. Davis

6 comentários:

Unknown disse...

Em minha pouca experiencia como conselheira espiritual, tenho notado que a maioria das pessoas nao possuem metas e objetivos claros em relacao ao futuro, nem do que realmente desejam. Eu vejo isso como uma das causas de frustracao, desesperanca e fracasso na vida das pessoas. Se voce nao sabe para onde esta indo, como voce vai saber quando chegar la?

Kátia Valéria disse...

Linda mensagem! Encorajadora como você falou que devemos ser! Me deu um balançada pastora! Deus a abençoe muito e que sejamos muito abençoados através de suas mensagens mais e mais!!!! Conversaremos sobre os planos para o futuro! Beijo no coração!

Vanessa Menezes disse...

A pastora Raquel é alguém que conheço desde pequenina. Ela é minha tia, rsrsrs.È uma mulher que admiro demais.Sua principal característica:sua fé! Fé no Deus vivo!
fiko muito contente por ela agora postar um pouquinho da sua vida cristã para todos.

Kel, bjus e muitas felicidades nesta mais nova empreitada.

Unknown disse...

obrigaduuu Katia e obrigaduuuu Vanessa! Obrigada pelas palavras encorajadoras e espero sinceramente que possam tambem ser encorajadas de alguma forma.
Amo voces.

Lu Custodio disse...

Linda mensagem realmente enncorajadora ..sim.amém mulher de fé

ebvirtual disse...

Parabéns pela mensagem pastora!
O problema é que muitas pessoas ficam esperando para ver o que vai acontecer na própria vida como se estivessem assistindo a um filme. Isso é o que precisa mudar, pois pessoas com objetivos e senso de organização para projetar metas têm muito mais possibilidades de progredir.
Fica na paz!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...