Total de visualizações de página

sábado, 26 de janeiro de 2013

Auto-Estima - Segredo #1 para o sucesso


Como anda sua auto-estima?

Olá caro leitor e leitora! Hoje quero falar sobre um super assunto do qual entendo muito bem - Auto-Estima. A própria psicologia esclarece que a principal causa do nosso sofrimento é uma baixa auto-estima ou auto-imagem. Não sabermos ou reconhecermos nosso real valor como pessoa. A sociedade coloca valor no que temos e no que fazemos (casa, carro, $$$$, cargo, fama, status, poder) e não no que somos.

Voce precisa saber que a sua vida é importante. Deus criou o homem e a mulher em sua imagem e semelhança, e lhes deu domínio e poder (Gen. 1:26, Salmos 8). Voce precisa entender quem voce realmente é e para que voce foi criado por Deus. 
Deus te criou para ser especial, ele te fez único. Sabe o que isso significa??? Então repita em voz alta:
"EU SOU ALGUÉM ÚNICO E ESPECIAL PORQUE DEUS ME CRIOU ASSIM."

Deus quer que voce tenha uma auto-estima e uma auto-imagem correta de si mesmo. 

"Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado (ou sóbrio), de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu." (Rom. 12:3)

A Bíblia não condena voce ter um conceito elevado de si mesmo. Voce precisa ter um conceito sóbrio. Voce geralmente não é tão ruim quanto pensa e nem tão bom quanto imagina! O segredo é ser sóbrio em relação a isso.
Fico triste de ver cristãos que se acham inúteis, uns vermes, ou que possuem uma falsa humildade. Voce precisa ser sóbrio em relação ao conceito que tem sobre si mesmo!

O que é ser sóbrio?

Quando estudei em Londres trabalhei em um Pub (bar inglês). O que se pode notar em pessoas bêbadas é que elas "pensam" que são intelectuais e super-heróis! Todo bêbado que conheci torna-se um filósofo e um teólogo exímio em sua própria opinião, já percebeu?
Isso se dá porque o álcool "anuvia" as idéias. O álcool em excesso tira não apenas os nossos reflexos físicos mas também os emocionais. Quando se está sob forte influência alcoólica perde-se a 'sobriedade' e o "equilíbrio". Então quando Paulo nos diz para termos um conceito equilibrado ou sóbrio em relação à nossa importância e auto-imagem, ele está dizendo para que possamos nos ver à luz da Bíblia, segundo a medida da fé que Deus nos deu. Quanto mais fé mais sobreidade e humildade!

Não tenha uma falsa humildade - Se voce tem talento, assuma seu papel e faça - isso não é orgulho! Deus quer que voce celebre o que Ele te criou para ser e fazer!
Um bom exemplo que podemos usar é o de José e Faraó (leia Gen. 41:15-38). Quando chamado diante de Faraó ele não ficou floreando e fazendo-se de idiota, ignorante ou humilde. Ele disse que Deus daria a interpretação do sonho e também aceitou o reconhecimento e incunbência de Faraó para ser o 2.o Homem no Comando do Egito!
Entenda: Com Jesus Cristo voce pode fazer QUALQUER coisa, sem Ele NADA.
Se Deus te deu talento para cantar, cante. Se Ele te deu talento para ensinar, ensine. Se ele te deu talendo para liderar, lidere. Seja qual for o talento ou dons que Ele te deu aceite, reconheça e use tudo com excelência para a glória de Deus! Orgulho é não fazer isso. Captou???

"...Pois sem mim voces não podem fazer nada..." (Jo. 15:4,5)

Pensamento Dominante

Voce jamais poderá ir além do seu pensamento dominante. 

"Pois assim como ele pensa, assim é." (Prov. 23:7)

A maneira como voce pensa afeta toda a sua vida.
O que voce pensa de si mesmo? Voce tem uma auto-imagem baixa ou alta acerca de si mesmo?
Os pensamentos mais comuns são: "Eu nunca terei um carro desses." "Eu jamais poderei ter uma casa dessas." "Nunca terei dinheiro para viajar para fora do país."
"Eu sou melhor que todo mundo." "Ninguém faz nada tão bem quanto eu." "Se todos fizessem as coisas do meu jeito, o mundo seria melhor."
Ter uma baixa auto-estima ou uma auto-imagem alta demais arruinará a sua vida. Voce precisa ser sóbrio em sua estimativa de si mesmo.

Lembra de Gideão? Grande guerreiro e juiz de Israel que livrou a nação depois de sete anos de  opressão midianita. Voce sabia que antes de tornar-se um guerreiro valente, Gideão teve que acertar sua auto-imagem? Em Juízes 6:11-15 vemos o que ele realmente pensava de si mesmo - ele sentia-se o perdedor dos perdedores e sofria de uma baixa auto-estima e auto-imagem. Sentia-se inferior e incapaz e suas atitudes (escondendo comida no tanque de prensar uvas) demonstravam que ele era covarde e medroso!

"E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai." 
Juízes 6:15

Talvez voce que está lendo esse post hoje sinta-se do mesmo jeito! Talvez devido suas circunstâncias voce se sinta um perdedor (a), inferior e incapaz de mudar algo. Saiba que Deus não te vê pelo o que voce é HOJE mas pelo o que voce pode ser n'Ele e com Seu Espírito.

"Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso." 

Juízes 6:11-12

Varão Valoroso? Homem de valor e coragem???? Será que Deus estava sendo sarcástico?
Claro que não! Deus estava dizendo-lhe, "Hey, voce não precisa ficar aí se escondendo como um covarde e sendo subjugado pelas suas circunstâncias. EU ESTOU COM VOCE! O QUE VOCE ESTÁ FAZENDO AÍ ESCONDENDO-SE?


Tá insatisfeito? Sente-se indignado?

No verso 13 e 14 ele reclama da situação e mostra indignação. Interessante que nós fazemos o mesmo! "Se Deus é comigo por que tudo isso me aconteceu?"
Deus diz para ele: "VÁ E FAÇA ALGO À RESPEITO, EU TE ENVIO!"

Pois é amiguinho (a), hoje Deus te pergunta a mesma coisa...
"De quem voce está se escondendo e do que? Está indignado e insatisfeito?  então vá e faça algo à respeito! Seja meu parceiro (a), eu te envio!"

Quantas vezes desejamos ser igual outra pessoa e ter os talentos e a vida de outra pessoa... Sabe qual o melhor chamado, vocação do mundo? A QUE DEUS ESCOLHEU PARA VOCE!
Celebre quem voce é e o que voce foi criado para fazer!
Voce é uma boa idéia de Deus e Deus não comete erros e nem enganos, sabia? 
Veja-se como uma boa idéia que Deus teve, aja à altura!

Quando Gideão entendeu que realmente era com Deus, Ele pode cumprir seu destino -
"Assim midiã foi subjugada pelos israelitas, e não voltaram a erguer a cabeça. Durante toda a vida de Gideão a terra desfrutou de paz 40 anos." (Juízes 8:22)


E voce?

Que coisas voce conquistaria se soubesse que Deus está do seu lado te apoiando? onde voce iria? o que voce ousaria fazer e sonhar?
Deus deseja que voce tenha uma auto-estima e auto-imagem equilibrada de si mesmo. Veja-se como Ele te vê!

Hoje Deus te chama para uma parceria. Voces dois juntos podem fazer o impossível!

Até a próxima!

Pra. Raquel Davis


- mensagem palestrada no Evento Gemas Preciosas 2011 e 2012 por Pra. R. Davis.




















Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...